Skip to main content

Cyberbullying e Bullying

Proteção

Juntos, tornando nosso lugar mais seguro. Um projeto da ONG Somente Cristo no Brasil

Apresentação do Projeto

Com o crescimento exponencial das agressões no mundo real e também no mundo virtual (Jo.16:33, Jo 15:18), analisamos e identificamos, com ajuda de BIG DATA, que adultos com dificuldades na convivência social, trabalho em equipe em seus empregos, relacionamento familiar e de novas amizades, possivelmente são oriundas de traumas na infância (Pv 18.21, Pv 12.18) causados por agressões físicas, psicológicas, morais, verbais, sociais, materiais e recentemente virtuais (Tg 3.6,9).

Visão Cristã

O projeto é guiado pelos valores cristãos (Romanos 11:36), promovendo a ética, responsabilidade e respeito. Buscamos integrar a fé cristã nas práticas pedagógicas, promovendo valores como integridade, solidariedade e amor ao próximo.

Compromisso Social

Entendemos que a educação é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento social. Nos comprometemos a oferecer acesso igualitário à educação tecnológica, capacitando os participantes para enfrentar os desafios do bullying na era digital e contribuir positivamente para suas comunidades (Rm 12.31, 1 Ts 5.22).

Introdução

Conscientizar os jovens sobre os impactos de suas ações, que inicialmente são consideradas apenas brincadeiras, exposição de diferenças, etc. Mas também criar um ponto de atendimento às vítimas, capacitar as equipes da instituição educacional e transparecer para comunidade que estamos fazendo parte de um projeto social de prevenção e em conformidade com a nova lei brasileira.

Princípios Fundamentais

Excelência acadêmica e profissional dos participantes, estimulando a colaboração na comunidade e crescimento espiritual (2 Pedro. 3:18) que integramos nas atividades, respeitando as diversidades de crenças.

Transformação Holística

O projeto visa combater os grupos de agressores locais e virtuais, através de palestras de conscientização dos jovens, pais, amigos e toda comunidade (Sl 34.14, 1Pd 3.11). Criando uma rede entre todas as instituições públicas e privadas com o objetivo de mitigar este problema em nossa região (Gl 6.9, Mt 5.16, Ef 2.10). Há também a capacitação de toda equipe da instituição, campanhas internas, sistema de acompanhamento das vítimas e todo conteúdo didático para tratamento contínuo.

Resumo Executivo

O Projeto Proteção propõe fornecer conhecimentos técnicos, mas também cultivar valores cristãos, promovendo um impacto positivo nas vidas dos participantes e nas comunidades em que estão inseridos. Essa abordagem única pretende prevenir com atividades educacionais ao público alvo, capacitar as equipes técnicas da instituição, atender às vítimas com um canal de apoio, atuar em conjunto com a comunidade local para mitigação e transformar uma geração mais segura.

Sobre a Lei Nacional

LEI Nº 14.811, DE 12 DE JANEIRO DE 2024 - Esta Lei institui medidas de proteção à criança e ao adolescente contra a violência nos estabelecimentos educacionais ou similares, prevê a Política Nacional de Prevenção e Combate ao Abuso e Exploração Sexual da Criança e do Adolescente e altera o Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 (Código Penal), e as Leis nºs 8.072, de 25 de julho de 1990 (Lei dos Crimes Hediondos), e 8.069, de 13 de julho de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente).

Impacto Social

Ambiente Escolar Seguro e Inclusivo

Ao combater o bullying e o cyberbullying, o projeto contribui para a criação de um ambiente escolar seguro, onde todos os estudantes se sintam protegidos e incluídos, promovendo um clima de confiança e bem-estar.

Redução do Sofrimento e Trauma

O bullying e o cyberbullying podem causar profundo sofrimento emocional e trauma nas vítimas. Ao prevenir e intervir nessas práticas, o projeto ajuda a reduzir esse sofrimento, promovendo o desenvolvimento saudável e o bem-estar psicológico dos estudantes.

Melhoria do Desempenho Acadêmico

Um ambiente escolar livre de bullying e cyberbullying permite que os estudantes se concentrem melhor em seus estudos, melhorando seu desempenho acadêmico e aumentando suas chances de sucesso educacional.

Promoção de Relacionamentos Saudáveis

Ao incentivar a empatia, o respeito mútuo e a resolução construtiva de conflitos, o projeto ajuda a promover relacionamentos saudáveis entre os estudantes, construindo uma comunidade escolar baseada na solidariedade e na colaboração.

Desenvolvimento de Cidadãos Responsáveis

Ao educar os estudantes sobre os impactos do bullying e do cyberbullying e incentivá-los a assumir responsabilidade pelo bem-estar dos outros, o projeto contribui para o desenvolvimento de cidadãos responsáveis e compassivos, preparados para fazer a diferença em suas comunidades.

Cultura de Respeito e Empatia

O Projeto Proteção não apenas aborda os sintomas do bullying, mas também promove uma cultura escolar fundamentada em valores de respeito, empatia e inclusão. Essa cultura positiva pode se estender além das paredes da escola, influenciando a sociedade em geral e contribuindo para a construção de uma comunidade mais justa e solidária.

Conteúdo Programático Inicial

  • Palestras contínua de conscientização aos jovens;

  • Capacitação contínua das equipes da instituição educacional;

  • Sistema de atendimento às vítimas e apoio aos familiares;

  • Campanhas educacionais junto a comunidade local;

  • Treinamento sobre prevenção e combate à violência contra a criança e o adolescente.

Sistema Síncrona das Instituições

Painel de Gestão das Atividades e Controle dos Incidentes

Levantamento estatístico e relatório sobre as vítimas

Para mensurar e criação de novas didáticas conforme os acompanhamentos das vítimas de agressões

Apresentação do mapeamento e evidências dos casos por criticidade

Diagramação das melhorias e novas adequações para mitigação regional