Skip to main content

Apoio Familiar

O processo de reabilitação pode ser bastante doloroso, especialmente para a família, que precisa lidar com questões importantes como, muitas vezes, os remorsos de situações vividas ainda no momento de dependência.

Sabendo disso, realizamos um importante trabalho de apoio familiar, fazendo com que tanto a pessoa a ser ajudada quando a família possam se sentir como partes integrantes do processo. Assim, conseguimos unir todos os envolvidos para ter um processo mais humanizado.

Importância do apoio familiar

Em situações de vulnerabilidade, o apoio familiar é um dos principais pilares para a reconstituição de uma vida considerada saudável. Muitas vezes, por conta das problemáticas que a situação envolve, muitas pessoas acabam sendo abandonadas e perdem esse suporte.

Quando existe a possibilidade de apoio, a pessoa que está se recuperando passa a ter rostos conhecidos durante o processo, o que facilita na hora de conseguir voltar a ter situações de confiança e proximidade.

Ao falarmos de apoio familiar, estamos tratando principalmente das pessoas que mais estão próximas daquele que está precisando de ajuda. Em outras palavras, significa trazer pessoas que trazem boas sensações, bons sentimentos e com uma vontade genuína de ajudar na reabilitação.

Por outro lado, entendemos as complicações de todo o processo, com isso, fazemos o possível para oferecer serviços de apoio para toda a família, garantindo que os mesmos também tenham melhores condições psicológicas para lidar com a reabilitação.

O que oferecemos?

Nosso apoio é completo, estamos ao lado das famílias durante todo o processo e dando suporte para que tudo ocorra da melhor maneira possível. Assim, nossos principais apoios giram em torno dos seguintes aspectos:


Suporte psicológico

O ponto primordial para conseguir ter o processo de reabilitação da maneira correta diz respeito à capacidade da família de conseguir ter boas condições psicológicas para dar o suporte necessário.

Nesse momento, exige um trabalho importante de conversas, entendimento, empatia, e muito diálogo para tentar, quem sabe, sanar algumas dores e complicações de anos vivendo com alguém que estava em uma situação de dependência.

Sabemos da dificuldade envolvida, com isso, realizamos várias conversas para conseguir chegar em um estágio que seja confortável para ambas as partes, assegurando o sucesso do nosso processo de reabilitação.

Conhecimento sobre dependência química. A família aprenderá efetivamente como se inicia o ciclo do vício, as fases do vício, as falhas de caráter do usuário, a mudança de comportamento devido às drogas. Todo esse conhecimento facilitará a compreensão da família sobre o real problema do familiar dependente químico.

Conhecimento do problema familiar. A família saberá que ela também está doente e precisa de ajuda tanto quanto o viciado. Você saberá que certas atitudes tomadas pela família para ajudar acabam prejudicando o dependente químico e que certas atitudes não tomadas pela família não o ajudam.

Aprenda a ajudar. Uma vez que a família conhece a dimensão do problema das drogas e o que precisa ser enfrentado, só então ela pode aprender as técnicas e abordagens para oferecer a ajuda real que seu familiar dependente necessita.

Receba ajuda para ajudar. Uma vez que a família aprenda a lidar com o problema das drogas, ela poderá ajudar outras famílias que estão perdidas e precisam de orientação urgente. Passando para os outros o que você recebeu!

Ações em conjunto

Durante toda a reabilitação, colocamos a família e a pessoa a ser ajudados em ações em conjunto, de modo que seja possível restabelecer os laços familiares, criando uma rede de apoio realmente poderosa.

Além disso, as ações ajudam a família a conseguir perceber que aquele familiar está comprometido com a mudança, que busca novos ares e que precisa do apoio dos mesmos para que isso seja possível.

Dessa forma, existe uma grande sinergia de ações, para que tudo ocorra da maneira correta e o resultado possa ser o melhor possível.

Para saber mais sobre o serviço de apoio familiar, basta entrar em contato conosco e solicitar novas informações. Assim, podemos discutir sobre quais as ações tomadas, bem como entender o momento para saber direcionar da melhor maneira possível.