Suporte psicológico
O ponto primordial para conseguir ter o processo de reabilitação da maneira correta diz respeito à capacidade da família de conseguir ter boas condições psicológicas para dar o suporte necessário.
Nesse momento, exige um trabalho importante de conversas, entendimento, empatia, e muito diálogo para tentar, quem sabe, sanar algumas dores e complicações de anos vivendo com alguém que estava em uma situação de dependência.
Sabemos da dificuldade envolvida, com isso, realizamos várias conversas para conseguir chegar em um estágio que seja confortável para ambas as partes, assegurando o sucesso do nosso processo de reabilitação.
Conhecimento sobre dependência química. A família aprenderá efetivamente como se inicia o ciclo do vício, as fases do vício, as falhas de caráter do usuário, a mudança de comportamento devido às drogas. Todo esse conhecimento facilitará a compreensão da família sobre o real problema do familiar dependente químico.
Conhecimento do problema familiar. A família saberá que ela também está doente e precisa de ajuda tanto quanto o viciado. Você saberá que certas atitudes tomadas pela família para ajudar acabam prejudicando o dependente químico e que certas atitudes não tomadas pela família não o ajudam.
Aprenda a ajudar. Uma vez que a família conhece a dimensão do problema das drogas e o que precisa ser enfrentado, só então ela pode aprender as técnicas e abordagens para oferecer a ajuda real que seu familiar dependente necessita.
Receba ajuda para ajudar. Uma vez que a família aprenda a lidar com o problema das drogas, ela poderá ajudar outras famílias que estão perdidas e precisam de orientação urgente. Passando para os outros o que você recebeu!