Imprimir

Sou familiar de dependente químico e preciso de ajuda

Tenho recebido muitos e-mails de familiares querendo ajuda para o seu familiar dependente de drogas porque não sabem lidar com esse problema. Muitos familiares dizem:


• “preciso de ajuda para ajudar meu filho que é usuário de drogas.”

• “como posso ajudar meu esposo dependente químico”

• “preciso de orientação para lidar com meu filho”

Em primeiro momento, não há problema algum de a família buscar orientação para ajudar o dependente químico, devem fazer isso. Mas, a minha percepção é que 100% da família pedem ajuda para o dependente, mas NUNCA PARA SI MESMA.

Será que a família precisa de ajuda para si, a final, quem tem problemas aparentes, o usuário ou a família?
Que tipo de ajuda a família realmente precisa?

Eu afirmo que, dentre as minhas experiências de 11 anos ajudando dependentes químicos e seus familiares, a família precisa mais de ajuda do que o usuário. O dependente usa drogas para “aliviar” a dor dos seus problemas, mas a família enfrenta todo esse problema em sã consciência, como dizem por aí “de cara limpa”.

A família precisa reconhecer que está com sérios problemas, está enferma, que o problema da dependência química está afetando várias áreas da sua vida, como: saúde, emprego, finança, relacionamentos, etc.

A primeira ajuda que a família precisa é para si mesma. A segunda ajuda deveria ser como ajudar e lidar com dependente químico. Você já viu um cego atravessar outro cego uma rua ou avenida?

Antes de a família ajudar, ela precisa ser ajudada. Quero dar muita ênfase nesse ponto. A família enfrenta vários sentimentos, como a de culpa, frustração, traição, decepção, falta de perdão, rancor, ira, raiva. Todos esses sentimentos se desenvolveram e cresceram no convívio com o usuário e a sua dependência. Muitos casos de agressão física, agressão verbal, mentiras e mentiras, promessas não cumpridas. Poderia citar muitas outras situações, que você familiar, as conhece todas e muito bem!

Propositalmente eu trouxe alguns exemplos de situações que vocês enfrentam para tentar convencê-los de que, antes de querer lidar com seu familiar dependente, você precisa lidar com muitos dos seus problemas internos. A família já não sabe se ama ou odeia, se é amor ou pena, se dar mais uma chance ou rejeita, se luta pelo seu casamento ou acabe de vez, se seu filho ainda é amigo ou inimigo.
Há muitos desafios a serem trabalhados no coração da família, e digo que somente Cristo Jesus é que pode solucioná-los, que pode lhe devolver a paz e alegria, que você não sente há muito tempo. Necessita de ajuda? Somente Cristo tem a solução dos seus problemas.

Saiba disso: você precisa de ajuda!

Se você for honesto consigo mesmo vai perceber que, antes de ajudar você precisa de ajuda. Gostaria de dizer para você que há esperança, que Deus está interessado em seus problemas, em suas dores, que Deus te ama. Por mais que você não perceba isso, por mais que você culpa a Deus pelos seus problemas e talvez até pelo vício do seu familiar. Mesmo com todos esses sentimentos, saiba que, Deus te ama, quer te ajudar, quer carregar seu fardo.

Jesus disse: "Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve". Mt 11.28-30.

Testemunhos

       

twitter.com/SomenteCristo

Além do facebook, você também pode nos acompanhar pelo twitter!

facebook.com/somentecristo

Estamos no Facebook, curta nossa fã-page!

Em breve no YOUTUBE

Estamos em desenvolvimento do nosso canal de vídeos no YOUTUBE, aguardem!