Imprimir

Culiacán, México, a juventude sendo dizimada por causa das drogas

Tive o prazer de viajar duas vezes para Culiacán, norte do México, a cidade capital do narcotráfico mundial e a 12ª mais violenta do mundo. Durante a minha primeira viagem, algumas coisas me chamaram atenção por lá:

· Durante 21 dias eu não presenciei nenhum incidente envolvendo morte, problemas com o narcotráfico, pelo contrário, vi uma cidade silenciosa. Eu me perguntei: Como pode ser uma cidade “tranquila”, sendo que ela é considerada a 12ª cidade mais violenta do mundo?

· Culiacán é uma cidade de um milhão de habitantes, sem muita atividade industrial, mas repleto de comércios. Posso dizer que é uma cidade muito consumista, “fora do normal”. Nas ruas da cidade, percebi centenas e centenas de Camaro, Mustang, Porshe, BMW, Ferrari,etc.

· Nas ruas, vi muitos policiais federais, estaduais e municipais trabalhando em conjunto. É quase impossível andar na rodovia por cinco minutos e não se deparar com uma blitzs ou policiais nas ruas.

· Na cidade de Culiacán, não se vê usuários de drogas vagando pelas ruas como no Brasil. Não existe “cracolãndia” (como aqui), onde os dependentes se aglomeram para consumir drogas.

De tudo, o que me chamou mais atenção em Culiacán foi a ausência de drogados na rua. Confesso que fiquei muito incomodado com isso e essa interrogação levei comigo para o Brasil.

Eu evangelizo e ajudo depedente de drogas há mais de Dez anos aqui no Brasil e percebi que não era normal, a cidade do narcotráfico, não encontrar drogados nas ruas, praças, viadultos, etc. Será que o problema das drogas lá do México é diferente do que no Brasil, Bolívia, Estados Unidos, Colômbia? Foi o que cheguei a pensar ingenuamente.
Estive novamente nesta cidade em dezembro de 2014 e foi então que descobri o mistério: A JUVENTUDE DESTA CIDADE ESTÁ SENDO DIZIMADA PELO NARCOTRÁFICO.

Preguei em uma igreja em Culiacán e tive o prazer em conhecer o irmão J... (não citarei o nome por questão de privacidade), que é membro dessa igreja.
Ele me contou o seu testemunho, que toda sua família fazia parte do narcotráfico, inclusive ele, mas faz mais de 16 anos que ele saiu dessa quando entregou sua vida a Cristo Jesus. Ele me disse que todos de sua família foram mortos pelo narcotráfico. Pela primeira vez eu me dei conta da realidade daquela cidade.

Foi então que eu perguntei a ele: por que não vejo usuário de drogas pelas ruas, diferente da realidade brasileira? Ele me respondeu: “simplesmente porque os narcotraficantes mata todos eles. Simplesmente por isso.”

Várias pessoas são mortas todos os dias nesta cidade por causa das drogas. Somente sabemos desses acontecimentos através dos jornais e televisão. Culiacán tem aproximadamente um milhão de habitantes e estima-se que mais de 60% da população são jovens abaixo de 30 anos de idade.
Para o narcotráfico, não existe segunda chance para os dependentes de drogas que roubam, arrumam confusões, batem nos familiares, dentre outros vários comportamentos e atitudes que são características dos usuários de drogas em geral.

Um dos objetivos do Ministério Somente Cristo é oferecer ajuda para esta juventude escravizada pelo vício das drogas, oferecer uma oportunidade de viver. Queremos construir centros de tratamentos para usuário de drogas em Culiacán e treinamento e capacitação para as igrejas aprenderem a lidar com o problema da dependência química.

Precisamos entrar nessa linha de batalha, é a nossa missão. Quantas famílias já foram marcadas profundamente com a morte de seus filhos, esposos, esposas nesse lugar.

Encerro esse artigo com algumas frases que meu amigo J.... disse para mim:

Precisamos desesperadamente de ajuda para tirar esses jovens das drogas.

Aqui em Culiacán não precisamos de crentes, necessitamos de guerreiros valentes para fazer a obra de Deus aqui.

Orem por nós, esta cidade está cercada de homens maus e espírito de morte.

Testemunhos

       

twitter.com/SomenteCristo

Além do facebook, você também pode nos acompanhar pelo twitter!

facebook.com/somentecristo

Estamos no Facebook, curta nossa fã-page!

Em breve no YOUTUBE

Estamos em desenvolvimento do nosso canal de vídeos no YOUTUBE, aguardem!