Imprimir

Cresce o consumo de cigarro entre a classe rica do brasil

fumantes

Segundo uma pesquisa recente realizada pela Universidade Federal de Campinas, foi constatada um aumento de 110% de usuário de cigarro de tabaco da classe rica no Brasil. Esta pesquisa foi realizada entre 2006 a 2013.

É mais uma pesquisa demonstradora de que o problema das drogas atinge todas as classes sociais. A classe rica, onde ocorreu esse aumento de 110% de fumantes, que tem muito mais conhecimento sobre os efeitos e consequências do consumo de drogas, mais educação, recursos financeiro e tecnológico. Logicamente pensaríamos que seria uma classe que menos teria consumidores de drogas, mas não é a realidade.

É uma utopia pensar que o consumo de cigarro de tabaco diminuiria consideravelmente com a proposta do aumento do preço e impostos do cigarro de tabaco. Discordo consideravelmente da declaração de Ana Cecília Marques, uma das responsáveis pelo levantamento dessa pesquisa, que disse: “Acredito que isso mostra a importância de se pensar em aumentar o imposto, porque é um fator que pode, muito provavelmente, ser mais eficaz que campanhas de conhecimento de que o cigarro faz mal”

Como já escrevi em artigos anteriores, o problema do vício não está nas drogas em si, mas no usuário. A solução não está em aumentar o preço do cigarro, a dependência não avalia e nem se importa com preços.

A solução não está nesses “falsos remédios” como adesivos, pastilhas, sprays com princípio ativo de nicotina, uma droga substituída por outra, onde eles não dão como certo a cura do vício do cigarro. Muitas maneiras de se ganhar dinheiro de pessoas desesperadas querendo se livrar do seu vício. Muitas “soluções” e falsas ilusões.

Será que alguém já pensou, como solução do problema do vício do tabaco, proibir a produção de cigarro de tabaco? Proibir a exportação de cigarro? Proibir a venda do cigarro? Fechar as empresas produtoras de cigarro de tabaco em nosso Brasil?

Desculpe-me pelas minhas perguntas retóricas acima. Eu sei que não fui o primeiro a pensar nisso, mas o que os governos competentes do nosso Brasil deveriam fazer eles não fazem. Mas eu sei que não os fazem, pois é uma mega fonte de recursos financeiros, chegando a bilhões de reais com os impostos da venda de cigarro. Até o nosso governo brasileiro, de certa forma, se beneficia desse mal, o vício do cigarro de tabaco.


Consultei os seguintes artigos:
http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/observatorio_controle_tabaco/site/status_politica/precos_impostos
http://www.antidrogas.com.br/mostraartigo.php?c=4104&msg=Ricos%20fumam%20mais

Testemunhos

       

twitter.com/SomenteCristo

Além do facebook, você também pode nos acompanhar pelo twitter!

facebook.com/somentecristo

Estamos no Facebook, curta nossa fã-page!

Em breve no YOUTUBE

Estamos em desenvolvimento do nosso canal de vídeos no YOUTUBE, aguardem!